O cerúmen, popularmente conhecido por cera de ouvido, é produzido por glândulas ceruminosas da orelha externa. Em uma orelha normal, encontram-se mais de 1000 destas estruturas, o que nos sugere a normalidade da produção da cera. Portanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela não é indicativa de doença alguma.
A seguir, você vai entender porque se deve tomar cuidado na limpeza do ouvido!
Juntamente com os pelos do ouvido, o cerúmen desempenha importantes papéis na saúde auditiva:
Dentre diversas outras funções.
Agora que você já conhece as importantes funções do cerúmen, pode imaginar o porquê da sua importância, não é?
A limpeza incorreta do ouvido pode predispor a infecções por bactérias e fungos, traumas, ressecamentos, alterações da condução do som, e muito mais.
Mas, qual a forma de limpar a cera do ouvido?
A limpeza do ouvido nunca deve ser feita com hastes flexíveis (mais conhecido como cotonete) nem outros dispositivos que adentrem no canal. Com uma toalha delicada, pode-se limpar as bordas e a parte mais externa do canal, não mais do que isso.
Em casos de produção excessiva de cerúmen, que prejudiquem a audição ou causem outros desconfortos, um otorrinolaringologista deverá ser procurado para realizar uma lavagem otológica.
A Dra. Maria Dantas Godoy, médica otorrinolaringologista, com consultório no Itaim Bibi, em São Paulo, gravou um vídeo que explica porque não utilizar as hastes flexíveis.
https://www.facebook.com/dra.mariadantasgodoy/videos/302535790279663/