Como o sono afeta a saúde?

Outono – doenças respiratórias
março 21, 2018
Engasgamento ou engasgo com espinha de peixe
abril 27, 2018
Exibir tudo

Como o sono afeta a saúde?

Você sabe como o sono afeta a saúde? A falta de sono reparador causa muito mais do que sonolência, pode provocar doenças cardíacas e até obesidade. A apneia é uma das causas mais frequentes de noites mal dormidas.

Alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos são essenciais para uma boa saúde. E o sono, como o sono afeta a saúde? As horas de sono diário são tão importantes que os estudos sobre a influência do sono em nossa saúde não se esgotam. Há sempre algo novo sobre o tema.

Pesquisas realizadas com pessoas, sobre como o sono afeta a saúde, revelam que indiscutivelmente aquelas que dormem menos de 6 horas diárias sentem os efeitos ao longo do dia e da semana. O número de horas ideal varia de organismo para organismo e também por faixa etária. Bebês necessitam de muito mais tempo dormindo do que idosos.

Foi comprovado que não apenas o tempo desse repouso, mas também a qualidade do sono indicam como o sono afeta a saúde. Quadros de ansiedade, ambientes não apropriados e fatores como apneia afetam diretamente o desempenho intelectual, motor e emocional do indivíduo.

“É importante que tenhamos um sono de qualidade, reparador. O cérebro precisa desse momento para realinhar todas as informações recebidas e esse processo não deve ser interrompido,” ressalta a Dra. Maria Dantas Godoy, otorrino com consultório em São Paulo, no Itaim Bibi. “ A apneia é um grave problema, que afeta parte da população e, muitas vezes, o acompanhamento médico pode diagnosticar e tratar o problema, além de devolver qualidade de vida ao paciente.”

Noites mal dormidas ocasionam muito mais do que sonolência ao longo do dia, comprometem a criatividade, a memória, a capacidade de entendimento e a agilidade. Podem ocasionar ou intensificar quadros de depressão e ansiedade; provocam elevação da pressão sanguínea, aumentando os riscos de AVC; favorecem a obesidade, pois o sono interfere no metabolismo; enfraquecem o sistema imunológico e intensificam os casos de transtorno bipolar, hiperatividade e déficit de atenção.

Durante o sono o nosso organismo processa vários hormônios, responsáveis por diferentes respostas de nosso corpo. Entender como o sono afeta a saúde e buscar atendimento médico fará toda a diferença em sua vida, proporcionando maior bem-estar e desenvolvimento pleno.

Fontes consultadas
(http://www.aborlccf.org.br/secao_detalhes.asp?s=198&id=4632)

Como a falta de sono afeta a sua saúde


https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2146-como-o-sono-afeta-o-seu-corpo?
http://www.dw.com/pt-br/como-a-falta-de-sono-afeta-a-sua-sa%C3%BAde/a-18687890
https://www.megacurioso.com.br/ciencia/103704-como-a-qualidade-do-sono-afeta-sua-saude-mental.htm
http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/16159-confira-nove-problemas-que-a-falta-de-sono-provoca-a-saude/9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.