Cuidados com as amígdalas

Água no ouvido – Quando e como se livrar?
setembro 7, 2017
Som alto – Quando é prejudicial?
setembro 14, 2017
Exibir tudo

Cuidados com as amígdalas

As amígdalas fazem parte do nosso sistema imunológico, do nosso sistema de defesa. Elas ficam localizadas na parte posterior da garganta, na parte de trás da boca. Elas nos ajudam a criar anticorpos para combater bactérias e vírus agindo, assim, como grande parte da defesa do nosso organismo. Esse texto vai tentar trazer algumas ações que podemos ter para manter os cuidados com as amígdalas.

Antigamente se retirava as amígdalas logo nas primeiras infecções. Afinal, por que ficar com aquele foco de bactérias na garganta se não servia para nada? Depois, descobriu-se que não é bem assim. As amígdalas representam a primeira barreira de proteção contra a entrada de agentes infecciosos nas vias respiratórias. Mas por elas serem a primeira barreira de proteção, para algumas pessoas, elas também são as que mais ficam infeccionadas. Hoje, segundo Dra. Maria Dantas Godoy, o bom senso é um grande aliado na hora de decidir pela retirada ou não das amígdalas.

 

Cuidados com as amígdalas

Para aqueles que querem manter a saúde dessa área, valem os cuidados em geral com a saúde.

  • Hidratação

Nessa época do ano (inverno) no Brasil, o tempo fica mais seco em boa parte do território, por isso, a umidade do ar diminui. Nesse ponto, a hidratação passa a ser uma necessidade maior para o bom funcionamento de todo o nosso organismo, pois a respiração usa mais água para filtrar o ar.

  • Umidificador ou vaporizador

Nesse quesito de hidratação, quando a umidade do ar estiver abaixo do indicado, a utilização de aparelhos que umidificam o ar pode ajudar, por um período limitado de tempo, num ambiente fechado. A utilização de uma bacia com água ou mesmo uma toalha úmida no ambiente, principalmente no quarto, é uma ótima alternativa, lembrando sempre que os recipientes com água devem permanecer elevados caso haja crianças ou animais por perto.

  • Pare já de fumar

O cigarro provoca inúmeros males à saúde, já sabemos. E a nicotina é extremamente prejudicial para a mucosa da garganta, para as amígdalas e o organismo como um todo.

  • Respire pelo nariz

O nariz tem também a função de filtrar o ar. Ao respirarmos pela boca, estamos pulando esse filtro natural e facilitando o surgimento de infecções e irritações.

  • Reforce seu sistema imunológico

As amígdalas são filtros para entrada de bactérias e vírus no organismo, mas o sistema imunológico são os soldados que combatem qualquer um desses microorganismos que passam por esse filtro. Quando nosso sistema imunológico está fraco, ficamos suscetíveis à qualquer doença. Dormir bem, alimentar-se bem, praticar atividade física, todas essas ações são importantes para manter uma boa saúde.

 

Para mais cuidados com as amígdalas e dúvidas, procure um otorrinolaringologista de sua confiança.

 

TAGS: Amígdalas, cuidados, saúde, otorrinolaringologista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.