Distúrbio de deglutição

Inverno e as doenças respiratórias
junho 19, 2018
Cefaleia Rinogênica: tudo o que você precisa saber e como tratar
julho 9, 2018
Exibir tudo

Distúrbio de deglutição

Uma doença mais comum do que se imagina o distúrbio de deglutição ou disfagia é a dificuldade em progredir os alimentos da boca para o estômago. E o problema pode estar em qualquer uma das partes que fazem parte do processo, composta pela boca, faringe, esôfago, esfíncteres, esôfago e o próprio estômago. A disfagia pode também estar associada ao sistema nervoso central, por um trauma no crânio encefálico, AVC, derrame ou paralisia cerebral.

Dra. Maria Dantas Godoy, otorrinolaringologista, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, que atende no Itaim Bibi, na capital Paulista, explica que a disfagia ou distúrbio de deglutição é uma doença bem comum hoje em dia. “Os hábitos alimentares com muito alimento processado, pouca mastigação e comer muito rápido, junto com o estresse e a pressão do dia a dia, faz esse ser um mal comum, já que aumenta as chances de as pessoas apresentarem os sintomas”, conta a médica.

<<Quer saber mais sobre outras doenças como  doença do refluxo faringolaríngeo, acesse a aba especialidade.>>

A doença também apresenta sua versão mais severa, normalmente em pacientes com problemas neurológicos. “Nesse caso, o distúrbio de deglutição ou disfagia pode interferir na forma como a pessoa se alimenta, pois impede o paciente de comer direito, podendo resultar em desnutrição e desidratação. Além disso, o paciente pode ser exposto ao risco de aspiração (quando o alimento vai erroneamente em direção aos pulmões) e suas complicações, principalmente, pneumonias aspirativas”, explica Dra. Maria.

Tratamento para distúrbio de deglutição

Dra. Maria Dantas Godoy conta que o tratamento pode ser medicamentoso e, nesse caso, apenas o médico pode passar ao paciente. Mas se não houver mudanças de hábitos, os sintomas retornam.

Como sempre falamos aqui no blog, manter a saúde é manter um estilo de vida saudável. Manter uma alimentação saudável, praticar exercício físico, evitar o estresse e dormir bem são os pontos mais importantes para evitar as doenças.

Fique por dentro de dicas de saúde e bem estar aqui no Blog Dra. Maria Dantas Godoy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.