Nariz entupido?

Riscos que a perda do olfato traz
outubro 1, 2018
Como identificar problemas de audição?
novembro 5, 2018
Exibir tudo

Nariz entupido?

Nariz entupido? Quer saber por quê? Vários fatores podem afetar as fossas nasais, bem como a mucosa nasal, e ocasionar a obstrução nariz ou nariz entupido.

Por se tratar de uma região muito vascularizada, o nariz possui diversos vasos no seu revestimento mucoso, especialmente nos cornetos ou conchas nasais. Quando esses vasos se dilatam ocorre a congestão nasal. Assim, no momento em que a concha nasal incha, ela aumenta de tamanho, o que provoca a obstrução nasal e dificuldade de respirar.

Ao entrar em contato com a poeira, fumaça, cheiro forte ou fatores irritativos, os vasos do nariz se dilatam para evitar que esses agentes entrem. Assim, esse trancamento do nariz torna difícil a respiração, gerando um desconforto que prejudica e pode causar problemas de saúde.

Desvio de septo

O septo é uma estrutura que fica no centro do nariz e o divide em duas fossas nasais. O septo é formado por cartilagem, na frente, e osso na parte posterior e superior. Na criança, esses estruturas estão relativamente separadas uma das outras, portanto o desvio de septo em crianças é muito raro. O desvio de septo é uma condição que surge geralmente na adolescência. Nesse período da vida a pessoa passa pelo estirão de crescimento, e isso acontece no rosto também. A cartilagem e os ossos que compõem o septo nasal se unem e, nessa junção, podem surgir os desvios septais.

Esse desvio de septo pode ser responsável por dificuldades  na respiração, ou obstrução nasal predominante de algum lado do nariz.

Somente um médico pode avaliar a necessidade de uma cirurgia corretiva, que deve ser realizada segundo o grau do desvio e como isso prejudica a vida do indivíduo, explica Dra. Maria Dantas Godoy, otorrinolaringologista.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.