Por que devemos respirar pelo nariz?

Sorvete prejudica a dor de garganta?
dezembro 17, 2018
Coceira no ouvido
janeiro 21, 2019
Exibir tudo

Por que devemos respirar pelo nariz?

A respiração é um ato involuntário que ocorre em torno de 12 vezes por minuto. O principal objetivo desta função do organismo é de prover oxigênio para todos os órgãos e tecidos. (Aposto que quando leu esse parágrafo parou para contar quantas vezes você respirou!)

O sistema respiratório tem a função de conduzir o ar pelos pulmões e também prepará-lo para chegar neste ambiente. Para isso, existe a função de umidificação e aquecimento do ar que é respirado.

Também de forma involuntária, algumas pessoas respiram pela boca e acabam alterando o trajeto do ar. Você sabia que isso pode acarretar em problemas?

As consequências de respirar pela boca

Como você já sabe, o nariz é essencial no “preparo” do ar, para que este chegue de forma ideal aos pulmões.

Respirar pela boca traz, principalmente em longo prazo, algumas consequências para o indivíduo:

1) Boca seca: o ar em excesso na cavidade oral pode ter essa consequência, e inclusive, ressecar as mucosas e aumentar a chance de infecções (incluindo cáries).

2) Consequência para a arcada dentária: se o problema for crônico, os dentes podem entortar, e inclusive, exigir o uso de aparelhos ortodônticos, e dificultar o adequado desenvolvimento da musculatura oral.

3) Escape das funções do nariz: o nariz é formado com o intuito de exercer uma função imune, de umidificação e de aquecimento do ar. Quando o trajeto é alterado, podem adentrar microorganismos e ar impuro, trazendo consequências ao indivíduo. Além disso, há alteração na formação do rosto do indivíduo, se a respiração ocorre ao longo da infância.

4) Perda da capacidade de sentir cheiros: o olfato é percebido graças a um rico epitélio especializado. Quando não há a passagem do ar por este tecido, os cheiros não são sentidos, e a memória torna-se incapaz de registrá-los.

<<Leia também: Nariz Entupido?>>

Quando a respiração pode estar alterada?

Como explica Dra. Maria Dantas Godoy, médica otorrinolaringologista com especialização em olfato, indivíduos saudáveis tendem a respirar pelo nariz. “O mecanismo de respiração natural é o nariz. Porém, tal mecanismo automático tende a ser interrompido quando há alguma obstrução nasal” complementa a doutora.

Essas obstruções podem ser:

  •        Nas rinossinusites e rinites;
  •        Na presença de pólipo nasal e hipertrofia de cornetos;
  •        Quando há desvio de septo;
  •        Na hipertrofia (isto é, aumento) de tonsilas e/ou adenoide;

Dentre outras condições, que devem ser avaliadas por um otorrinolaringologista.

Dra. Maria Dantas Godoy é médica otorrinolaringologista, com doutora pela USP. Atende em São Paulo, no bairro do Itaim Bibi e opera nos principais hospitais da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.