As dores de garganta já acometeram grande parte da população, e têm algumas origens prováveis:
Muitas vezes, o quadro de dor de garganta é acompanhado de febre, mal-estar, dificuldades para engolir e respirar. Nestes casos, um médico deve ser buscado para diagnóstico adequado e início do tratamento.
Uma dúvida muito frequente nestes pacientes é: quem está com dor de garganta pode tomar sorvete? Saiba a resposta a seguir!
“Quando a dor já está instalada, o consumo de bebidas geladas e sorvete podem piorar o quadro, mas não que isso seja o fator desencadeante”, explica Dra. Maria Dantas Godoy, otorrinolaringologista.
Pode-se explicar a situação pelo mecanismo inflamatório presente: os vasos sanguíneos tendem a estar dilatados nestas situações, para aumentar a chegada de sangue e células que estão envolvidas no combate da infecção.
Os alimentos gelados causam um mecanismo contrário, de constrição (ou contração) dos vasos, e assim, retardam a chegada de sangue e nutrientes, “atrapalhando” as defesas naturais do organismo.
Por este motivo, pode-se ter a sensação de piora do quadro após o consumo de tais alimentos.
Dra. Maria Dantas Godoy é médica otorrinolaringologista, com especialização em olfato. Atende em São Paulo, no bairro do Itaim Bibi e opera nos principais hospitais da cidade.