Surdez: o que pode provocar?

Coceira no ouvido
janeiro 21, 2019
enjoo em viagens - otorrino Dra. Maria Dantas
Como evitar o enjoo durante viagens?
fevereiro 18, 2019
Exibir tudo

Surdez: o que pode provocar?

surdez otorrino explica como evitar

Surdez: é considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada. Ouvir é uma das funções mais importantes desempenhadas pelo corpo humano. Para que a audição ocorra de forma adequada, tanto a anatomia do ouvido quanto a condução nervosa devem estar intactas.

Mas, e quando a audição é perdida, como fica? Quando a surdez chega, como fazer? Sem dúvida, há um importante impacto na qualidade de vida dos pacientes. E pensando nisso, a melhor saída é sempre apostar na prevenção.

Para Dra. Maria Dantas Godoy, otorrinolaringologista que atende em São Paulo, bairro do Itaim, é fundamental saber as causas que levam à surdez. “Só conhecendo as causas, podemos prevenir-se dos males que podem levar à surdez”, explica a médica.

Conheça a seguir as principais causas da surdez!

1) Idade

Com o avançar da idade, é de se esperar que a audição reduza e gradualmente a surdez se instale. Isso ocorre, pois, assim como em todo o organismo, há envelhecimento celular e diminuição da taxa de renovação.

Tal fenômeno é chamado de presbiacusia e tende a ocorrer após os 60 anos de idade.

2) Excesso de ruídos

Os ouvidos possuem limiares auditivos, baseados na quantidade de decibéis de cada som. Recomenda-se que o limite seja sempre de 80dB.

Mas, quando ocorre exposição excessiva a ruídos, seja no ambiente de trabalho, ou ainda pelo uso demasiado e frequente dos fones de ouvido, tais limites são ultrapassados.

Portanto, fugir sempre dos sons altos e utilizar equipamentos de segurança (principalmente no trabalho), são alternativas viáveis para preservar a audição e evitar a surdez.

Também é essencial garantir o silêncio durante a noite, pois assim como todos os órgãos, o ouvido precisa de descanso!

<Leia também: Coceira no ouvido>

3) Medicamentos

Alguns medicamentos podem levar à surdez, e por isso recebem a denominação de ototóxicos (isto é, tóxicos para o ouvido). Dentre eles estão alguns antibióticos, diuréticos e quimioterápicos.

Nestes casos, o médico sempre irá informá-lo dos riscos e, no aparecimento de qualquer sintoma, o profissional deve ser procurado para que as medidas adequadas sejam tomadas.

Dra. Maria Dantas Godoy recomenda sempre procurar um otorrinolaringologista ao sinal de perda auditiva, para evitar a surdez. Dra. Maria Dantas Godoy é médica otorrinolaringologista, com especialização em olfato. Atende em São Paulo, no bairro do Itaim Bibi e opera nos principais hospitais da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.